quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“Good Bye”

DEUS VOS GUARDE

Alguns hinos são escritos sob circunstâncias incomuns. A história deste hino, entretanto, pode melhor ser contada nas palavras do seu autor, Dr. J. E. Rankin, presidente da Howard University, D.C., e pastor veterano já falecido. Escrito em 1882 como um hino cristão de despedida, não era destinado a nenhuma pessoa ou ocasião, porém, foi composto deliberadamente como um hino cristão sobre a base da etmologia de “Good Bye”, (Adeus) Que é “Deus seja contigo”. A primeira estrofe foi escrita e enviada a dois compositores, um muito conhecido e o outro totalmente desconhecido e não inteiramente educado em música. Escolhi a composição do último, submetí-a a J. W. Bischoff, diretor musical de um pequeno livro que estávamos preparando. Ele a aprovou, porém, com algumas emendas que foram adotadas. Foi cantado pela primeira vez numa noite na Primeira Igreja Congregacional em Washington, onde eu era então pastor e o Sr. Bischoff, o organista. A sua popularidade deve-se à música que foi adotada. Minha orientação na união de palavras e música não deve, porém, tirar do Sr. Tomer (o compositor) a honra que lhe cabe totalmente.
O Dr. Rankin nasceu a 2 de janeiro de 1828 em Thornton, New Hampshire. Tornou-se um ministro Congregacional e mais tarde foi por vários anos presidente da Howard University, Whashington D.C.. Morreu em Cleveland, Ohio, a 28 de novembro de 1904.
O compositor, William Gould Tomer, nasceu em 1883 e serviu no exército da União durante a guerra civil. Era de descendência alemã e passou vários anos como professor nas escola públicas de New Jersey e também trabalhou como um funcionário do governo em Washington. No tempo em que compôs a música para “Deus Vos Guarde” era diretor musical da Igreja Metodista Episcopal da Graça em Washington, D.C.. Morreu em 1896.

“O SENHOR te abençoe e te guarde;
o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” Nm. 6: 24 - 26

H.E. 498

DESPEDIDA

Deus vos guarde pelo seu poder,

Protegido e abençoados,

Desfrutando os seus cuidados,

Deus vos guarde pelo seu poder!

Pelo seu poder e no seu amor,
Estaremos todos com Jesus!
Pelo seu poder e no seu amor,
Oh! Que Deus nos guarde em sua luz!

Deus vos guarde para o seu louvor,
Consolados e contentes,
Achegados sempre aos crentes,
Deus vos guarde para o seu louvor!

Deus vos guarde bem no seu amor.
No trabalho glorioso,
Para o dia venturoso,
Deus vos guarde bem no seu amor!



Nenhum comentário: