quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

OS GUERREIROS SE PREPARAM


Ontem (15/12/2010), participei de mais um dos eventos de aniversário da "minha" Igreja mãe, a Igreja Metodista Wesley, no Bairro da Figueira - Campo Grande.
Dentre as comemorações estava proposto que os ex-integrantes dos Grupos Musicais da igreja se apresentassem e, ontem foi o dia do grupo do qual fiz parte.
Muitas musicas foram cantadas nos trazendo boas e agradaveis lembranças dos presentes, hoje bem mais maduros, saudades dos ausentes, dos quais alguns já repousam no Senhor e infinitas coisas que vivemos, cantamos, pregamos, fomos e, em alguns casos, somos.
Mas esta música me trouxe um lembrança especial não está relacionada ao tempo que lá congregava ou mesmo com a espiritualidade desta mas, de uma noticia que tive de um assalto à onibus.
Contaram os passageiros do coletivo que, vindo de um outro bairro para o centro de Campo Grande, um grupo de jovens entrou e postaram-se antes da roleta. Naquele tempo q esntrado no onibus se dava pela porta trazeira e a saida pela dianteira, hoje é o inverso, os moços, notando que os demais passageiros se assustaram com suas presenças, começaram a cantar "Os guerreiros se preparam par a grande luta" como que num ensaio não passavam dai, até que anunciaram seus objetivos e desceram em seguida.
Há pouco tempo sou be de um caso parecido no trem onde um grupo com o que parecia um livro preto na mão anunciava "ele vem e ninguem sabe o dia, nem a hora, ele vem como um ladrão" e depois anunciaram o assalto tirando, do que seria para muitos uma Bíblia, uma pistola!
Já estamos vivendo uma grande luta.
São dias de guerra e a batalha é de fato muito grande.
Que o Senhor nos ache preparados para estar a seu lado!


(depois eu falo do aniversário!)



OS GUERREIROS SE PREPARAM

AUTOR e COMPOSITOR
Charles Austin Miles
(1868-1946 )

Pseudônimo: A. A. Payn.

Nasceu no dia 7 de Janeiro de 1868 em Lakehurst, New Jersey. Faleceu no dia 10 de Março de 1946 em Philadelphia, Pennsylvania e está enterrado no cemitério de Hillcrest Memorial Park, Sewell, New Jersey.

Estudou Farmácia na Faculdade da Filadélfia e na Universidade da Pensilvania. Em 1892 abandonou a carreira de farmacêutico e escreveu seu primeiro hino: “List ’Tis Je­sus’ Voice” que foi publicado pela Hall Mack Company, onde trabalhou como gerente e editor por 37 anos. Na suas próprias palavras: "Tenho orgulho de ser conhecido como um escritor de hinos porque dessa maneira eu serei muito mais útil ao meu Mestre, a quem eu sirvo com todo o prazer, muito embora não tão eficiente como eu desejo."



Letra e Música: Charles Austin Miles, 1911
Tradução: Paulo Leivas Macalão

Os guerreiros se preparam para a grande luta
É Jesus, o Capitão, que avante os levará.
A mílicia dos remidos marcha impoluta;
Certa que vitória alcançará!

Coro
Eu quero estar com Cristo,
Onde a luta se travar,
No lance imprevisto
Na frente m’encontrar.
Até que O possa ver na glória,
Se alegrando da vitória,
Onde Deus vai me coroar!


Eis os batalhões de Cristo prosseguindo avante,
Não os vês com que valor combatem contra o mal?
Podes tu ficar dormindo, mesmo vacilante,
Quando atacam outros a Belial?

Dá-te pressa, não vaciles, hoje Deus te chama
Para vires pelejar ao lado do Senhor;
Entra na batalha onde mais o fogo inflama,
E peleja contra o vil tentador!

A peleja é tremenda, torna-se renhida,
Mas são poucos os soldados para batalhar;
Ó vem libertar as pobres almas oprimidas
De quem furioso, as quer tragar!


FONTE:

1) The Cyberhymnal
2) Wikipedia - http://en.wikipedia.org
3) Hymns of praise (1922), N. 180
4) Tabernacle hymns, no. 2 (c1921), N. 68


3 comentários:

joedemayo disse...

Esse hino se tornou-se o Hino nacional das Ilhas Fiji
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fiji#Curiosidades

Moisés Santos disse...

A Paz do Senhor!Parabéns pelo blog e pela iniciativa dessas postagens preciosíssimas. Sou Músico e Maeatro Arranjador. Esse Hino se tornou uma marca do Evangelho no Brasil e no mundo cristão. Ultimamente fiz mais um arranjo para banda de música, afim de preservar as boas tradições da música congregacional. Aqui ao vosso dispor. Maestro Moisés - Aracaju - Sergipe. Meus contatos:

moisestrombonejazz@gmail.com;
moisesjazzmusic@outlook.com;

Marcos Aurelio Castro disse...

Conheci o hino 212 cantado por minha mãe e minhas irmãs na década de1960. Nunca mais esqueci. Senti meu coração palpitar ao ouvi a banda dos Fuzileiros Navais tocar no dia 7 de setembro de 2019.