quinta-feira, 23 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI - SANTA CEIA PRESENTE DE DEUS

Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Gl 5.6 



Hoje é dia de corpus christi e eu sai de casa para procurar entender melhor esta data, entender seu significado e o de seus símbolos para nossos irmãos católicos.
Pela primeira vez na Cidade do Rio de Janeiro, a Arquidiocese promoveu a feitura dos famosos tapetes de sal diante da Catedral Metropolitana na Av. Chile e lá fui eu em busca de respostas, com minha mochila lotada de perguntas para produzir algo de bom para vocês, Sócios do Hinologia.
Cheguei cedo, antes mesmo que o primeiro fiel tivesse chegado, postei-me para esperar e pude ver que a Prefeitura providenciou a lavagem da via, primeiro com água clorada, depois com perfume.
Donde estava, sobre a primeira passarela, pude a equipe que preparava o palanque para a missa campal e,cerca da 04:45, o primeiro fiel que chegara no carro com a família, desembarcou e observava o local onde deveriam ser montados os famosos "tapetes de sal".
A história do dia de corpus christi eu contei ano passado no post O QUE É CORPUS CHRISTI?? mas ainda restava saber por exemplo, "porque tapetes de sal?"
Tive de perguntar a muita gente, recebi muitas resposta evasivas mas, uma me surpreendeu e vem ao final do relato.

Como disse, cheguei cedo e pude ver que as 05:05, uma lona preta de ceca de 300m por 3m de largura se estendia do palanque a Av Rio Branco, sobre o qual  deveriam ser confeccionados os tapetes de sal.
Já a aquela altura, o céu estava nublado mas o chão, embora tivesse sido lavado há pouco, estava seco e perfumado para que trabalhassem tranquilos.
Os cerca de vinte fiéis iniciais agora chegam facilmente a cinquenta e começa a chover uma garoa fina, fria e penetrante.
Agora cerca de cem fiéis de paróquias diferente rodeiam os padres em busca de soluções para o "problema" chuva, já que a meteorologia disse que chuvas só domingo a tarde e é madrugada de quinta-feira.
Parecendo alheio a tudo dois grupos me chamam atenção de forma muito especial!
O primeiro grupo vendo a chuva, vendo que o trabalho que se propuseram era inviável, forma um circulo e começa a orar pedindo a direção de Deus para o evento que se propuseram a fazer para Ele somente.
O segundo Grupo, ainda em uma roda, começa a entoar canções de louvor.
Não demora e os demais chegam a uma posição de conforto geral:
"- Já que estamos aqui para este serviço," diz uma das irmãs leigas de uma das paróquias reunidas ali, " vamos mudar nosso programa, ao invés de fazermos nossos tapetes enfileirados, reunamos o máximo possível sob os viadutos"
E foi assim que se fez.
Corpus christi é, entre outras coisas, uma celebração a solidariedade e ver aqueles já quase trezentos irmãos unidos para louvara Deus por nos ter dado sua presença na comunhão e ver que esta comunhão não lhes trouxe murmúrios ou queixas pelos contratempos foi muito interessante.
Corpus christi, como já dito, surge em fins do Sec XIII inicio do Sec XIV e a tradição inicial é de confeccionar-se tapetes florais com folhas e flores.
No Brasil, mais precisamente em Ouro Velho, surgem os tapetes de sal simbolizando que a Comunhão em Cristo nos leva ao serviço que deve ser temperado pelo Evangelho com Amor e Paz.
O tapete tem a função de nos lembrar que o "Serviço do Mestre é servir ao necessitado" isso se dá "indo onde ele (o próximo) se encontra, e o tapete é para suavizar nosso caminho.
O sal é o simbolo da temperança cristã. com isso o cristão (católico)  brasileiro testemunha a todos que busca o próximo com o amor de Cristo para a Paz que Ele nos deixou.










Tapetes mesmo vi muito pouca coisa e, como embaixo dos viadutos é muito mal iluminado, meus registros ficaram muito ruins.
Mas vi coisas das quais tenho sentido falta no meio evangélico:
Amizade;
Solidariedade e, principalmente
Fé!









Deixei o local as 07:00h em meio a chuva, as 12:00h no jornal local descobri que a chuva passou e que foi um sucesso a fabricação dos tapetes.
Estou muito feliz!
foi uma maravilhosa mostra de fé!



A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém IITs 3.18

2 comentários:

Anônimo disse...

só Deus em nossas Vidas!

Rosiane e Kedma disse...

Que linda essa observação sobre os tapetes de Corpus Christi, nunca tinha entendido desta maneira! Louvado seja Deus!