sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mais Perto Quero Estar

Quem de nós nunca enfrentou situações de se sentir perseguido e vigiado em momentos em que a solidão, por mais pessoas que estivessem a nossa volta, tomasse conta do nosso coração.
Acho que em uma situação assim estava Jacó lá no capítulo 28 de Gênesis, quando, achando que seu irmão o procurava matar, se entregou a um sono, tão forte e profundo, que bastou lhe uma pedra para servir de travesseiro.
Tenho a impressão que a autora deste hino também se sentia assim, sozinha e isolada num mundo machista onde as mulheres, com muita dificuldade começava a ter voz, inda que muitas vezes interpretada por homens ou usando pseudônimos masculinos.
Naqueles tempos somente aos homens eram atribuídas autorias de hinos, mas este, que ficou conhecido mundialmente foi escrito por uma mulher, a Srª Sarah Flower Adams (1805-1848).
Ela era uma leitora contumaz da Bíblia e a imagem da escada que alcançava o céu, e os anjos que subiam e desciam por ela, a inspirou e resolveu escrever este hino que hoje é universalmente conhecido.
Dizem que, quando os visitantes cristãos visitam a Palestina, em chegando a este lugar, Betel (hoje Bira, um território da Jordânia), param e cantam este hino, evocando os acontecimentos impressionantes experimentados por Jacó. As palavras deste hino tem sido um grande auxílio e um grande conforto para muitos crentes em tempos de dificuldades.
É impossível esquecermos o terrível desastre com o grande transatlântico "TITANIC" nos primeiros anos do século passado. Era a sua viagem inaugural, grandes personagens viajavam nele. Viajava, também, um grupo de peregrinos, crentes da Europa que demandavam a nova terra (EUA). Mais de mil vidas se perderam naquela ocasião.
Já no inicio deste século, no grande desastre do 11 de setembro, reunidos no local onde haviam as torre gêmeas para homenagear as vitimas, grupos de todas as classes sociais representados, cataram juntos esta canção.
Conta se que, quando o grande navio estava soçobrando, tinha se a impressão de que ia haver um pânico geral, porém, a orquestra de bordo começou a tocar o hino "Mais Perto Quero Estar, Meu Deus de Ti" e, imediatamente, foi presenciado um espetáculo comovedor, os crentes e outros tripulantes, dando as mãos uns aos outros, começaram a cantar também o hino à medida que o navio ia se afundando!
A música deste hino foi feita pelo conhecido compositor sacro Lowell Mason, autor de inúmeras outras músicas e que se tornou famoso pelos seus excelentes trabalhos. Durante a sua vida teve muitos cargos de importância e a fundação da Academia de Música de Boston está entre os grandes feito em sua biografia.
Outra curiosidade é que da Irmã Sarah, pouco ou quase nada se sabe além da autoria deste hino.
“Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Is 55:6




MAIS PERTO QUERO ESTAR

Mais perto quero estar, meu Deus de ti!
Ainda que seja a dor, que me una a ti,
Sempre hei de suplicar mais perto quero estar
Mais perto quero estar, meu Deus de ti!

Andando triste aqui na solidão
Paz e descanso a mim teus braços dão
Nas trevas vou sonhar mais perto quero estar
Mais perto quero estar Meu Deus de ti!

Minh'alma cantará a ti Senhor!
E em Betel alçará padrão de Amor,
Eu sempre hei de rogar mais perto quero estar
Mais perto quero estar, meu Deus de ti!

E quando Cristo, enfim, me vier chamar,
Nos céus, com serafins irei morar
Então me alegrarei perto de ti, meu Rei,
Perto de ti me Rei, meu Deus de ti!





4 comentários:

KazzuiPedraza disse...

Nossa, achei interessante esse post. Eu, gosto muito dessa música, e ela realmente expressa uma tristeza profunda, que busca socorro no Senhor .-. amo musicas que expressam essa necessidade de Deus.. E mto legal esse post, porque foi bem afundo nas pesquisas, hehe. SUPER INTERESSANTE :*

Anônimo disse...

Eu simplismente amei esse post, muito mas muito interessante mesmo, ao decorrer da leitura vc faz varias analogias com a vida alem de adquirir um conhecimento a mais sobre o belo hino.

Leila disse...

Maravilhoso constatar como Jesus VEM ao nosso encontro e nos conforta nas mais íntimas necessidades.

Anônimo disse...

Ola...este hino toca minha alma desde a primeira vez que o ouvi...acredito que a sra Sarh estava divinamente inspirada ao compor esta palavras...