quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia do HOMEM... esta criatura frágil e indefesa que nunca deixa de ser uma criança...









E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; 




Gn 1.26-28, 31(*1)

*1(E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.)



O Dia Internacional do Homem foi instituído no ano 2000 pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, apoiado pela ONU e diversos organismos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
A data é mundialmente lembrada em 19 de novembro mas, por uma estranha causa que eu não sei qual, no Brasil é 15 de julho.
O dia do homem visa lembrar o homem de algumas de suas funções na manutenção da existência da espécie e lembrá-lo de que "para cuidar e amparar é preciso cuidar-se".
Num tempo em que uma ditadura gay toma conta do mundo, é preciso lembrar que a heteromania é mandamento divino (texto acima e outro), embora os ditadores estejam praticando a heterofobia ou tentando converter os heteros pela heterofagia.
Uma das principais bandeiras do dia do homem é o cuidado da saúde.
Está provado que as mulheres tem maior longevidade por periodicamente buscarem cuidados de saúde, só não ocorrendo isso onde a religião ou costumes culturais interferem nessa busca.
A preocupação com a beleza também é para elas fator preponderante à prática de exercícios físicos, que os homens por causa de suas atividades laborais julgam não precisar.
O uso de drogas, licitas ou não, a ausência de atividade física e o estresse, são as causas da maioria dos males que levam o homem moderno ao óbito prematuro.
Os males mais comuns são:
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Cardiopatias;
- Disfunções eréteis/urinárias;
- DST's.
Na analise da maioria dos médicos a dificuldade do homem manter uma rotina de consultas e exames médicos se dão pelo preconceito e a desinformação.
Este ano, mesmo não sendo esta a bandeira do dia do homem, gostaria de convidar você, homem e mulher, a pensar em sua família e na importância de previdência e poupança.
No livro de 2 Rs 4.1-7 (*2)

*2(1E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
2E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
4Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
5Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
6E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
7Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.)
Há a uma história que me faz lembrar dois amigos falecidos na ultima década.
Na história bíblica um chefe de família, muito dedicado ao Senhor, servia a Eliseu como seu discípulo mas, geria mal suas finanças e sua casa teria ido para cova com ele, não fosse a misericórdia divina.
Um de meus aprendizados ao estudar o dízimo é que Deus nos trata, pelo dizimo, para que possamos tratar nossas finanças de forma saudável.
Na história bíblica o homem devia ser ótimo pai, excelente marido, discípulo aplicado a seu mestre porem, perdulário e imprevidente:
Por sua causa seus filhos seriam tornados escravos e sua esposa, para sobreviver talvez tivesse de se prostituir.
Ele gastava mais do que ganhava, não acumulava nem fazia reservas e se  pensava eterno para assegurar a sobrevivência dos seus.
Porem, fosse a saúde, quem sabe a ação de salteadores, a violência urbana, não importa a causa, a vida se lhe foi tirada e a família, que ele desamparou, se desmorona.
O exemplo acima é o do amigo que morreu primeiro. Era um bom profissional liberal, jamais havia permitido que nada faltasse a mulher e aos dois filhos que estudavam  nas melhores escolas particulares e, embora tivessem uma casa, não fosse a ajuda de amigos sua família  teria passado piores percalços.
Morreu jovem e logo seus filhos tiveram que trabalhar para suster a casa, abandonando os bancos escolares.
O outro amigo morreu cerca de cinco anos depois, deixou os mesmos dois filhos muito bem encaminhados pois, ainda que estudassem no nível médio, tinham até a faculdade paga pelo plano de previdência que o pai lhes contratara ao nascerem. À esposa, além da Previdência Oficial, deixou uma Previdência Privada e uma Caderneta de Poupança modesta que a permitiram prantear seu luto sem se preocupar com o amanhã.
São amigas e, enquanto primeira precisa trabalhar arduamente pensando em conseguir uma pensãozinha do governo, a segunda viaja conhecendo lugares que o marido não a podia levar por trabalhar muito.
PARA QUEM VOCÊ TEM TRABALHADO?
PARA QUE VOCÊ TRABALHA?
SE A SAÚDE FALTAR COMO FICA SUA VIDA?


Pense nisso!


DEUS TE ABENÇOE!






Um comentário:

Jovem Virtuosa disse...

Abençoador esse blog. Que Deus continue usando a sua vida cada dia mais e obrigada por me presentear com tantas bençãos Dele.