quinta-feira, 27 de maio de 2010

A HISTÓRIA DE CRISTO

Letra: Arabella Katherine Hankey (1834 - 1911)
Música: Willian Howard Doane (1832 - 1915)
Este magnífico cântico foi traduzido para quase todas as línguas. Porém, somente tornou-se famoso depois que o Dr. W. H. Doane escreveu a melodia para ele. O grande Ira D. Sankey foi um dos que grandemente contribuíram para aumentar sua popularidade.
Arabella Katherine Hankey nasceu em Clapham, Londres, Inglaterra em 1834. Era ativa na Escola Dominical e no trabalho da desde seus primeiros anos. A evidência de seu profundo interesse e solicitude pelos outros pode ser vista imediatamente. Por exemplo, antes de atingir os vinte anos de idade, Kate dirigiu uma grande classe bíblica para moças. Afeiçoou-se tão profundamente às suas alunas que por mais de cinquenta anos manteve contato com muitas delas. Muitas vieram de grandes distâncias para assistir ao seu funeral - cinquenta anos depois de haver lecionado para elas.
A letra deste hino é parte de um longo poema intitulado "A Velha, Velha História", escrito em 1866. A primeira parte é um poema de cinquenta estrofes, intituladas "A História Desejada", com data de 29 de janeiro de 1866. A segunda parte é intitulada "A História Contada", com data de 18 de novembro de 1866. A autora contraiu uma grave enfermidade pouco antes de compor o poema e passou os longos dias de convalescença escrevendo o poema.
A Srtª Hankey conta: - “Escrevi a primeira parte perto do fim de janeiro de 1866. Estava adoentada naquele tempo, justamente me restabelecendo de uma severa enfermidade, e a primeira estrofe indica realmente meu estado de saúde, pois estava completamente fraca e cansada. Quando escrevei a primeira parte, eu o pus de lado, e apenas no mês de novembro do mesmo ano completei o poema todo.”
Sobre a música, Doane escreveu: - “Em 1867 eu estava assistindo à Convenção Internacional da Associação Cristã de Moços, em Montreal. Entre os presentes estava o Major General Russell, comandante das forças inglesas no levante Feniano. Ele se levantou na reunião e leu as palavras deste cântico de uma folha de papel almaço: lagrimas rolaram-lhe pelas faces bronzeadas. Escrevi a música para o cântico numa tarde de calor, viajando numa diligencia entre 'Glen Falls House' e 'Grawford House' nas Montanhas Brancas. Nessa mesma tarde cantamo-lo na sala de visitas do hotel, Nós o achamos lindo, embora não pudéssemos antever a popularidade que lhe seria atribuída posteriormente.”
Este cântico é verdadeiramente a história do Evangelho e tem tocado inúmeros corações através dos anos, com sua pura beleza de expressão e conteúdo de verdade. Prestamos homenagem à senhora que escreveu as palavras e ao homem que as musicou tão belissimamente.
Fonte: Histórias de Hinos e Autores - CMA - Conservatório Musical Adventista


Dr. WH Doane: Compositor de Hinos
Pequena biografia
Não há praticamente um lugar na terra onde a civilização levou sua maneira que a influência do Dr. Doane não foi sentida ...
É uma das coisas maravilhosas dessa idade que o trabalho do homem, se é meritório, pode ter uma influência no mundo inteiro. Se ele inventa uma valiosa ferramenta ou máquina, a sua utilização não se limita a um determinado país. Se ele escreve uma bela história ou música, é traduzido em muitas línguas, e seus ecos vão de boca em boca "a terra ao redor."
Assim é com a música que o Dr. Doane tem escrito, que foi levada para todas as terras onde a música é apreciada e traduzida em quase todas as línguas. Embora alguns dos milhões que cantar a sua música não pode saber o seu nome, mas a consciência da sua parte que ele tem a sua felicidade, e decorados para as suas emoções asas com as quais são suportadas seus louvores e súplicas ao nosso Pai comum, deve ser suficiente para a glória dele. Quase nenhum de nós se contenta em dizer: "Agora deixai Tu Teu servo partir em paz", poderíamos ter esse ponto de vista das influências do nosso trabalho.
William Howard Doane nasceu 03 de fevereiro de 1832, em Preston, Connecticut. Seu pai era chefe da firma de Doane e tratar, os fabricantes de algodão. Na tenra idade de quatorze anos, ele foi escolhido o líder do coro da Academia de Woodstock, uma Congregacional escola, onde tinha sido colocado por seu pai. Durante o último ano de sua estada ali foi convertido. Sua mãe era um batista, ele uniu com a igreja em Norwich, Connecticut.
Em 1847, tornou-se um caixeiro no escritório de seu pai, e três anos mais tarde, se engajou com a empresa JA de Fay & Co., fabricantes de máquinas para madeira, cujo escritório principal foi, então, em Norwich, Connecticut. Em 1860 ele se tornou o sócio-gerente da empresa, com sede em Cincinnati, onde desde então residia.Com a morte do sócio sênior, a empresa tornou-se uma sociedade, da qual ele se tornou presidente. É um dos negócios mais extensos em sua linha, ter conexões em muitos dos principais centros mercantis do mundo. Com tais interesses grandes empresas a seu cargo, parece notável que ele deveria ter ganhado proeminência como na música. Mas a música era dele e ele deve encontrar expressão. Não seria sufocada, portanto, em todas as fases de sua carreira achamos afirmar.
Compôs sua primeira música em seu décimo sexto ano. Em 1852 ele foi o maestro da Sociedade Harmônica Norwich. Em 1862 apareceu seu primeiro livro, intitulado "Escola Sabatina Gems", seguido em 1864 por "Little Sunbeams", e em 1867 veio o livro notável, "Silver Spray", que talvez fosse o mais popular da escola dominical-book do seu dia. Depois, seguiu, em 1868, "Songs of Devotion", para uso nas igrejas, que era muito popular.
Ele então se tornou associado com o Rev. Robert Lowry em muitas obras musicais, a maioria dos quais foram emitidos pelos Srs. Biglow & Main, em Nova York.
Dr. Doane é justamente célebre por conta de suas cantatas de Natal. Ele popularizou bastante o negócio cantata de Natal, através da emissão de um direito, "Santa Claus", alguns anos atrás. A circulação de livros com o seu nome tem sido em todo o mundo, e os exemplares vendidos são contados aos milhões.
Dr. Doane é de estatura mediana, temperamento nervoso e rápido em todos os seus movimentos, sempre alegre, bondoso e generoso. Juntamente com suas realizações educacionais e experiência em negócios maduros, ele é um amante do lar, a igreja e o país que o tornou querido para os amantes de instituições norte-americanas onde ele é conhecido.
Ele tem uma bela residência de Mount Auburn, uma das colinas de Cincinnati, onde mora a felicidade com a esposa da sua juventude (sendo ela a filha do ex-parceiro de seu pai), e duas filhas, realizado.
Seu estudo, ou sala de música, é uma característica única de sua casa. É o mais completo em todos os aspectos como sabor, cultura, pesquisa e dinheiro pode fazê-lo. Como você entra nele, sobre a porta na popa é feito em vidro fosco em personagens do musical de abertura, "Lar, Doce Lar". No teto, no interior, em vários pontos, são pedaços de afrescos comemorando composições musicais e belas artisticamente. Belas fotos, principalmente de temas musicais, adornam as paredes, com uma extensa coleção de instrumentos mais antigos do Egito, México, Burmah, Japão, África, Rússia, Turquia e Síria, algumas das quais estão a ser dito várias centenas de anos. E há um grande órgão de tubos, dirigida por um motor a água, e sobre o órgão, em afresco, quatro medidas de "Hallelujah Chorus".
Também existem pianos, um órgão de armário, harpa e todos os instrumentos modernos. A biblioteca é extremamente fina, e uma das maiores do país, contendo manuscrito pergaminho, datado do século VIII, fac-símiles da partitura original de “O Messias de Handel”, e o manuscrito original e autógrafos de quase todos os velhos mestres, incluindo Beethoven, Mendelssohn, Mozart, Handel, Meyerbeer, e também Dr. Lowell Mason, Dr. Thomas Hastings, Wm. B. Bradbury, Dr. Geo. F. Root, PP Bliss, Rev. Robert Lowry, e outros compositores americanos.
Dr. Doane é um membro ativo da Igreja Batista de Mount Auburn, Cincinnati, e durante vários anos foi superintendente da sua florescente escola dominical, um dos maiores da cidade. Há algum tempo desde que ele e sua família passaram quase dois anos na Europa, visitando a Terra Santa, ocasião sendo a exibição de algumas de suas máquinas, em uma exposição Europeia, à qual, aliás, levou o maior prêmio. O Mount Auburn Escola Dominical deu um "acolhimento" serviço em seu retorno. Era um caso esplêndido. A aula foi decorada com bom gosto, e sobre a plataforma estava um grande navio chamado floral do Majestic", em homenagem a aquele que trouxe o doutor e sua família sobre o oceano em seu retorno, e quando ele veio em todos eles - pouco e grandes - deu-lhe a saudação Chautauqua, e prosseguiu com um serviço especialmente preparado, que foi único e belo. As manifestações foram universais e calorosas, e mostrou que o seu superintendente tinha um lugar quente em seus corações.
Dr. Doane é um homem liberal. Entre seus benefícios estão "Doane Hall" e Doane Academia de Denison University, e ele e o falecido Sr. João Igreja, da Igreja John Co., doados pelas receitas do "Silver Spray de dinheiro" para comprar o grande órgão de tubos em Câmara YMCA, em Cincinnati. O órgão é chamado de "Silver Spray". Dr. Doane é um membro ativo do YMCA, e um dos seus apoiadores ativos.
Ele escreve suas músicas em casa [à noite]. No entanto, ele carrega seu pequeno caderno com ele, de modo a estar preparado para anotar, onde quer que seja, as inspirações que podem chegar a ele. Seu estilo de música é peculiar, e apresenta uma grande versatilidade de talento.
Dr. Doane elaborou alguns livros de quarenta anos, e escreveu cerca de vinte e trezentas canções, baladas, cantatas, etc, também uma série de peças vocais e piano em forma de folha. Algumas de suas peças mais populares são: "Salvo nos braços de Jesus", "The Old, Old Story", "Pass Not Me", "A Few More marchas", "Mais Amor de Ti, ó Cristo", "Cada dia e hora”," Rescue a perecer”," Perto da cruz”," Draw Me Mais perto”," ele poderá encontrar-nos assistindo”, e muitos outros.
Em 1875, Denison University concedeu-lhe o título de Doutor em Música.
Enquanto o médico está bem avançado em anos, ele ainda está ativa e entusiasta. Ele pode viver por muito tempo para preencher o seu lugar de destaque na casa, e para contribuir com seu talento e do gênio de seu campo maior - o mundo. [Dr.Doane morreu em 1915.]
Copiado por Stephen Ross para WholesomeWords.org da biografia do Evangelho de Song e Escritores Hymn por JH Hall. New York: Fleming H. Revell, © 1914.


A HISTÓRIA DE CRISTO

Conta-me a história de Cristo,
Grava-a no meu coração!
Conta-me a história inaudita
De graça, paz e perdão.
Conta como ele, encarnando,
Veio no mundo morar;
Aos pecadores indignos,
De Deus o amor revelar.

Conta como ele, bondoso,
Nunca a ninguém rejeitou!
Como, de mãos estendidas,
Todos a si convidou!
Como o Senhor jamais pode
Seja a quem for, rejeitar,
Se, convencido e contrito,
O seu convite aceitar!

Conta-me as duras afrontas
Que mansamente sofreu!
Como na cruz, levantado,
Ele por ímpios morreu!
Dá-me o viver na certeza
De que foi mesmo por mim,
Pois seu amor inefável
Não tem mudança nem fim!


Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.